Versões do Greenstone

O software Greenstone pode ser executado em diversas plataformas, e com várias configurações, como resumido na Figura ## .

Array

Existem várias questões que afetam (ou podem afetar) o procedimento de instalação. Antes de continuar na leitura, considere os seguintes fatores:

  • Você está utilizando o ambiente Windows ou Unix?
  • Se você utiliza o Windows, está utilizando a versão Windows 3.1/3.11 ou alguma versão mais recente? Embora seja possível visualizar coleções em máquinas que utilizem o 3.1/3.11, e que utilizem outros computadores em uma mesma rede, não será possível construir novas coleções. O Greenstone completo pode ser executado somente em 95/98/Me, e NT/2000.
  • Se você está com o ambiente Unix, você utiliza o Linux ou alguma outra versão do Unix? No caso do Linux, existe a versão binária do sistema completo já incluída, e sua instalação é fácil. Para os outros tipos de Unix será necessária a instalação do código fonte e a sua compilação. Para isso talvez seja necessário que você instale alguns softwares adicionais em sua máquina.
  • Se o ambiente é Windows NT/2000 ou Unix, você consegue realizar o login como “administrator” ou “raiz”? Isso talvez seja necessário para configurar o servidor web adequadamente para o Greenstone.
  • Você quer o código fonte? Se você utiliza o Windows ou Linux, você pode instalar apenas os binários. Porém você pode querer o código fonte também- ele se encontra na distribuição do Greenstone.
  • Você quer construir novas coleções de bibliotecas digitais? Se a resposta é sim, você precisa ter o Perl, que é disponível em código livre para ambos ambientes Windows e Unix.
  • O seu computador está executando um servidor web? O software Greenstone já vem com um servidor web Windows. Entretanto, se você já tem um servidor web sendo executado, você poderá optar por continuar com ele. Em ambientes Unix, será necessário executar um servidor web.
  • Você sabe como reconfigurar um servidor web? Se você não quer utilizar o servidor web do Greenstone, você vai ter de reconfigurar o seu servidor existente para reconhecer o Greenstone.

Navigation
Toolbox