User Tools

Site Tools


legacy:manuals:pt-br:install:greenstone_collections

As Coleções do Greenstone

Várias coleções de demonstração do Greenstone estão incluídas no CD-ROM. Se você tiver acesso a internet, poderá fazer o download de outras coleções, pré-compiladas ou não, do website do Projeto da Bilioteca Digital da Nova Zelândia ( nzdl.org ).

A coleção Demo do Greenstone é um pequeno subconjunto da Biblioteca de Desenvolvimento Humanitário (HDL), uma jóia de coleção. Esta coleção ilustra que relativamente ricas possibilidades de navegação podem ser acionadas (desde que haja metadados adequados disponíveis). Ela é incluida automaticamente quando o software é instalado.

O Greenstone também provê algumas coleções exemplo, bem documentadas, cuja página "sobre" descreve como foram construídas. Estas coleções demonstram várias capacidades do Greenstone. O programa de instalação perguntará se você quer incluí-las na sua instalação pessoal; o espaço de disco aproximado requerido para cada coleção é mostrado abaixo.

<tblcaption table_table_collections|##HIDDEN##></tblcaption>

< - 60 182 294 >
demo O Demo do Greenstone<br/>(7 Mb) Um pequeno subconjunto da HDL. Se você criar uma segunda cópia desta coleção, os recursos completos somente aparecem se os seus novos arquivos fornecerem as informações apropriadas de metadados .
dls-e coleção Subconjunto da Biblioteca de Desenvolvimento<br/>(150 Mb) Da mesma maneira que o Demo Greenstone, este é um subconjunto da HDL - porém bem maior. Ela contém 250 publicações —livros, relatórios e revistas— em várias áreas do desenvolvimento humano (a completa HDL contém 1,230 publicações). Ela têm a mesma estrutura que o Demo Greenstone. É um pouco complexa, e se você está iniciando o seu aprendizado com bibliotecas digitais, talvez seja interessante verificar outras coleções primeiro (como. demonstrações MSWord e PDF, the Arquivos Greenstone , ou a Coleção de Imagens Simples).
wrdpdf-e Demonstrações MSWord e PDF <br/>(4 Mb) Aqui você encontrará alguns documentos em formatos PDF, MSWord, RTF, and Postscript, demonstrando a habilidade para construir coleções com documentos de tipos diferenciados. O arquivo de configuração da coleção é bem simples.
gsarch-e A Coleção dos Arquivos Históricos do Greenstone <br/>(5 Mb) Uma coleção de mensagens de email das listas históricas do Greesntone, que utiliza o plugin Email, dividindo arquivos em formatos de email. O arquivo de configuração da coleção é bem simples.
cltbib-e Coleção Bibliográfica<br/>(7 Mb) Com aproximadamente 4.000 entradas bibliográficas, esta coleção incorpora uma interface de busca baseada em formulário que permite a busca por campos. É bastante complexa.
cltext-e Suplemento Bibliográfico <br/>(1 Mb) Esta pequena coleção de 10 entradas bibliográficas ilustram os recursos da "supercoleção" que permite a busca de várias coleções ao mesmo tempo. Ela trabalha junto com a coleção Bibliografia, e os seus arquivos de configuração são quase os mesmos.
MARC-e exemplo com MARC<br/>(1 Mb) Baseada em arquivos MARC da Biblioteca do Congresso, esta coleção é simples (e não permite busca baseada em formulário).
oai-e A coleção Demo do OAI <br/>(18 Mb) Utilizando o Protocolo Open Archive e a opção Import-From, ele recupera o histórico dos metadados, sendo possível utilizá-los para construir uma coleção com estes registros. Neste caso eles são imagens, portanto os plugins OAI e Image são utilizados.
image-e Coleção simples de imagens<br/>(1 Mb) Esta coleção bem básica de imagens não contém texto nem metadados explícitos — o que a torna não muito realística. O arquivo de configuração é o mais simples que pode haver.
authen-e A formatação e autenticação da coleção demo<br/>(8 Mb) Utilizando o mesmo material da coleção original Demo do Greenstone, duas características independentes podem ser mostradas: a formatação de documentos fora do padrão, e controle de acesso aos documentos utilizando a autenticação de usuário.
garish Versão Garish da coleção demo <br/>(8 Mb) Esta coleção também contém o mesmo material do demo Greenstone. A sua aparência foi alterada para demonstrar como as páginas geradas podem ser configuradas de modo diferente. Ele se baseia na utilização de um arquivo macro sem um padrão definido que é fornecido pelo Greenstone.
isis-e exemplo CDS/ISIS (1 Mb) Esta coleção é construída a partir de um banco de dados CDS/ISIS com aproximadamente 150 entradas bibliográficas. Utiliza o plugin ISISPlug, que lê os arquivos de padrão ISIS .mst e .fdt e os converte para os metadados do Greenstone.
legacy/manuals/pt-br/install/greenstone_collections.txt · Last modified: 2023/03/13 01:46 by 127.0.0.1